domingo, 12 de janeiro de 2014

Wolverine: Papai Carcaju

Papai Carcaju.

Recentemente, durante o arco “Cisma Mutante“,Wolverine rompeu relações com Ciclope e sua facção de X-men. O motivo? Usar adolescentes como soldados ia contra os princípios de um homem que é o melhor no que faz, mas o que faz não é tão bom assim.
Estranho? Não. Desde os anos 80 Logan tem demonstrado um paternalismo latente com as menininhas X. Primeiro foi Kitty Pryde, depois JubileuVampira Armadura, até culminar em Oya, sua mais recente protegida e motivo da cisão mutante.
Kitty Pride e Wolverine
Saber o tipo de mundo que aguarda alguém como ele pode ser um belo motivo para evitar que outros se tornem seus iguais. Foi o caso de Kitty, que se tornou uma assassina a mando de um de seus piores inimigos de então, o que forjou um elo entre os dois. A mais jovem X-men dos anos 80 acabou sendo treinada pelo canadense e anos mais tarde até se inspirou nele, usando suas garras como forma de defesa. No caso de Jubileu, bem… Ser salvo da morte por uma adolescente que vivia infiltrada no esconderijo de seus inimigos certamente forja elos. E diferente da adolescente anterior, a personalidade da pupila dos anos 90 contrastava totalmente com a sua. Com o visual criado a partir da Carrie Kelley de O Cavaleiro das Trevas, a adolescente criada durante a Batmania dos anos 90 fez bem as vezes de Robin do personagem.
Vampira, vilã reformada que na primeira aparição quase matou uma de suas amigas, foi um caso de antipatia gratuita desde o primeiro momento que se tornou um elo de respeito durante uma das primeiras missões juntos. Inclusive, o sentimento foi um dos principais fatores para o rejuvenescimento da mutante, uma vez que em suas primeiras aparições ela foi retratada como estando por volta de seus 40 e tantos anos.
Se esse lado paternal causa estranheza aos fãs do Wolverine sanguinário e sombrio, é bom lembrar que o Batman passou pelo mesmo tipo de humanização ao longo das décadas. Ligações com adolescentes são a melhor forma de aproximar qualquer personagem de seu leitor.
Wild Thing
Por outro lado, uma forma de manter laços ainda maiores é tornar o personagem um pai de verdade, seja biológico ou adotivo. Daí que a prole do Logan foi aumentando. Sua primeira extensão foi Amiko Kobayashi, órfã que perdeu os pais durante uma das missões de Wolverine com os X-men. Consternado, pediu para que sua amadaMariko criasse a menina como filha dos dois. Após a morte de Mariko, foi criada por Yukio, amante Ronin do personagem.
Mesmo um pai conturbado pode ter filhos naturais. Quando definiram que o personagem já havia passado dos cem anos e perambulado por todo o mundo, rebentos peludos pareceram inevitáveis.
A primeira tentativa foi a Wild Thing (sem tradução para o português), que seria a filha de Wolverine e de Elektra (casal improvável criado na virada do milênio) num futuro alternativo conhecido comoM2. Diferente do pai, ela possuía garras psionicas. O título da personagem não foi pra frente e ela foi passear no limbo das ideias mal usadas. A segunda foi a X-23, seu clone feminino que fez sucesso na animação “X-men Evolution” e não tardou a migrar para os quadrinhos. Apesar da ligação biológica, por um bom tempo o laço entre os dois foi o mesma das meninas anteriores: um mentor que protegia e cuidava para que a parceira não se perdesse do caminho.
Wolverine com Daken no colo
Se por um lado suas filhas seguem seus passos, seus filhos optam por outras estradas. Um bom exemplo é Daken, o Wolverine Sombrio. Criado para recuperar o conceito de Wolverine psicopata dos anos 70/80, o vilão tem vários assuntos inacabados com o próprio pai, a quem culpa pela morte da mãe. Apesar de todas as tentativas de apaziguar a situação, os dois seguiram caminhos distintos até finalmente se unirem contra Romulus, o arquiteto do infortúnio dos dois. Bissexual e amoral, o personagem transitou entre grupos clássicos, como o Quarteto Fantástico, e os nada recomendáveis, como a primeira versão dos Vingadores Sombrios. Romulus, o vilão que manipulou não apenas os dois como vários eventos da vida de Wolverine, também é um suposto filho do mutante.
E pra fechar a lista, temos os “Mongrels”, grupo de mercenários que se especializaram em infernizar a vida do canadense e foram mortos por ele, que pouco depois da chacina descobriu que todos eram seus filhos. Devastado, ele os enterrou nos túmulos de suas mães e tentou acertar as coisas com seus filhos ainda vivos, quando descobriu que Daken estava morrendo e teve de enfrentar mais um de seus rebentos problemáticos. Nova Iorque e sua população de super-heróis foram salvas da fúria do Wolverine Sombrio; o original, entretanto, saiu com diversas cicatrizes em sua alma.
Não é fácil ser pai quando você é o melhor no que faz, mas o que faz não é bom. Mesmo assim ele tem tentado. Nem sempre com sucesso, mas continua sendo uma figura paterna em seus tempos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...