domingo, 12 de janeiro de 2014

Superman através dos tempos: Ah, os anos 90…

Superman através dos tempos: Ah, os anos 90…

Você tem vergonha dos anos 90? Não está sozinho, oSuperman também tem. A década de 90 foi quando tanto Clark Kent quanto Superman morreram em histórias caça-níqueis, ele se tornou “elétrico, atômico, genial”, um déspota obcecado em proteger o mundo e ainda esteve dividido em várias eras devido à uma ideia bem infeliz.
Dean Cain e Teri Hatcher em "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem"
Logo no começo da década, um vilão ligado ao passado de Clark Kent descobriu sua identidade secreta e resolveu revelá-la ao mundo, em uma vendeta que fez com que o rapaz do interior abandonasse sua identidade civil. Cruzando a América num trailer com sua família, ele tentou escapar do problema até que finalmente conseguiu resolvê-lo e a trama termina como começou: sem grandes alterações ao status quo do personagem.  A história seguinte, entretanto…
Numa das reuniões anuais do staff responsável pelos títulos do Superman nos anos 90, Mike Carlin, o editor chefe de então, expôs seu problema: o plano de fazer o casamento do Superman foi por terra porque a Warner acreditava que “Lois & Clark“, a mais recente adaptação do personagem na TV, deveria participar. Mas, devido a atrasos, os planos teriam que ser abortados. À época, os personagens já eram noivos e cúmplices desde o fim da década anterior.
Apocalipse ou Doomsday
A solução? Matar o personagem. E foi o que fizeram. Mais especificamente foi o que fez a equipe composta por Dan Jurgens,Roger SternLouise SimonsonJerry Ordway e Karl Kesel, no arco em que a Liga da Justiça encontra uma nova ameaça, um inimigo poderoso demais para ser contido pelo grupo e, aparentemente, só subjugado pelo escoteiro azulão. Após um embate que durou meses, a vitória do Homem de Aço e seu supremo sacrifício foram apresentados na edição 75 do personagem.
O novo vilão, uma monstruosidade descerebrada chamada “Doomsday” (Apocalypse no Brasil), havia cumprido a profecia de seu nome, conduzindo o herói ao dia de seu juízo final. O que parecia ser o fim do personagem, foi na verdade um projeto que durou quase um ano, mostrou as consequências de um mundo sem o Superman e desembocou em seu inevitável retorno.
Após o adeus do personagem, foi publicada a série “Funeral para um Amigo“, na qual todos aqueles tocados por ele lidaram com sua passagem e com o desaparecimento de seu cadáver, abrindo espaço para a sequência derradeira da trilogia: “O Retorno de Superman“. Na nova série, surgem quatro personagens que alegam ser o Superman renascido, os quais se baseavam em alcunhas do personagem: O Homem de AçoO Filho de MetrópolisO Homem do Amanhã e o Último Filho de Krypton.
Superman Ciborgue, Superman Erradicador, Aço e Superboy
Eram eles: o Superciborgue, o Kriptoniano (que na verdade era a incorporação do Erradicador, um artefato Kriptoniano que já havia dado vários problemas ao personagem), Aço (que vestia uma armadura em uma homenagem ao falecido) e Superboy, um clone juvenil. Tirando o Superciborgue, todos os novos supermen ganharam títulos próprios. A história também foi a queda em desgraça do Lanterna Verde Hal Jordan que, após a destruição de Coast City, sua cidade natal, tornou-se um perigoso vilão. Como não poderia deixar de ser, o Superman retornou enfraquecido, mas completamente anos 90: adotou mullets e usou trabucos para combater seus inimigos.
Como compensação por todo o seu infortúnio, o tão esperado casamento finalmente aconteceu e, numa edição especial que contou com todos os criadores vivos já envolvidos com o personagem, Lois Lane finalmente tornou-se a senhora Superman.
Pouco depois, foi a vez do Superman Elétrico. Durante uma série chamada “Noite Final“, ele perdeu os poderes ao enfrentar oDevorador de Sóis. Além disso, uma estranha mutação em suas moléculas fez com que se tornasse um ser de pura energia forçado a usar uma roupa especial de contenção. Em uma luta contra o Superciborgue, foi dividido em dois Supermen: Superman Azul eSuperman Vermelho, o primeiro mais calmo e o segundo mais reativo. Apesar da homenagem à Era de Prata, os fãs ficaram felizes quando ele foi finalmente reintegrado.
O milênio foi fechado com péssimas sagas e o personagem perdia cada vez mais leitores. Seria a hora de um novo reboot?

Um Superman cansado em casa, 'a noite, com o peso do mundo em seus ombros. O que será que ainda vem por aí? Traço de Alex Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...