domingo, 12 de janeiro de 2014

Superman através dos tempos (final): Nada será igual a antes (talvez).

Superman através dos tempos (final):  Nada será igual a antes (talvez).

Apavorado com os anos 90?  Como já sabemos, fases bagunçadas, soluções forçadas.
Os anos 2000, também conhecidos como a era dosreboots, foram simpáticos ao Superman. De 2000 a 2011, quando os Novos 52 surgiram após ”Flashpoint” e transformaram Clark Kent noHarry Potter dos quadrinhos, o Superman foi rebotado como Ferdinando-El, o supercaipira.
Houve um projeto chamado “Superman 2000”, em que nomes de peso como Grant MorrisonMark Millar,Mark Waid e outros menos conhecidos organizariam uma nova origem do personagem para o novo milênio. O projeto não foi aceito, mas ecoou em todos os seus títulos nos próximos onze anos.
Capa original de "Nossos Mundos em Guerra"
Na virada do milênio, Metrópolis foi infectada com o Vírus Brainiac 13 e se tornou a cidade do amanhã, com carros voadores e prédios inteligentes. Lex Luthor, após sacrificar sua filha Lena para possuir a tecnologia, se torna o presidente dos Estados Unidos da América. A presença de um verdadeiro vilão na Casa Branca foi um elemento importante na saga “Nossos Mundos em Guerra“, onde ele organizou o esforço coletivo da Terra para vencer Imperiex, o vilão da vez. Pouco depois disso, Jeph Loeb tentou trazer Kripton para os novos tempos e Lois e Clark foram parar no planeta pouco antes de sua destruição, onde atuaram como os lendários heróis  Asa Noturna e Flamejante e ainda conviveram com os pais biológicos deKal-El.  Como resultado desta viagem, eles trouxeram Krypto, o Supercão para o universo DC.
As influências das outras mídias foram sentidas. “Smallville” já era uma série longeva na TV e, após várias tentativas de relançar o herói nos cinemas que incluíram Nicholas Cage enfrentando Brainiac numa história escrita por Kevin Smith que virou sensação na internet depois de ter sido engavetada, o Superman retornou num filme que homenageou os originais, mas não fez sucesso.  Felizmente ou infelizmente, os conceitos criados pelo diretor Richard Donnerforam reaproveitados nos quadrinhos.

Geof Johns, nome importante nos quadrinhos do personagem por um bom tempo e para a DC mais pra frente, escreveu a minissérie “Crise Infinita“, que mais uma vez consertaria a história do universo DC e marcaria o retorno do Superboy primordial, de Alexander Luthor da terra primordial e do Superman da Terra 2, que voltou mais amargo após a morte de sua Lois Lane. A guerra que alterou todo o universo foi vencida e ahistória deu o salto de um ano em que o Superman ficou sem poderes.
Livre para contar uma nova origem, Johns fez um mix transmídia que alinhavou conceitos de “Smallville”, dos filmes de Donner e de elementos da Era de Prata. Pela primeira vez em décadas o Superman havia sido o Superboy original e participado ativamente da Legião dos Super-Heróis; a Fortaleza da Solidão era cristalizada; e Krypton absorveu os elementos da versão do filme. Ao longo de sua fase como roteirista, ele adaptou todas as origens dos vilões e outros elementos importantes, abrindo espaço para o que viria nos anos seguintes. Superman e Lois Lane adotaram o filho do General Zod, ocasionando o retorno dosKryptonianos graças à luta derradeira entre Brainiac e o herói, na qual este não só conseguiu salvar a cidade de Kandor como recuperar seu tamanho original e trazer os  sobreviventes para a terra, onde fundaram a Nova Krypton. Deixando claro quais eram as suas lealdades, o escoteiro azulão foi morar com seus compatriotas.
Os Kryptonianos

Paranoico, o governo da Terra (capitaneado pelo General Sam Lane) tentou matar os Kryptonianos, que acabaram se mudando para um planeta que também circundava o sol da Terra. A líderAlura (mãe da Supergirl) libertou o General Zod da Zona Negativae, em um de seus primeiros atos, o vilão mandou prender Kal por traição. Comandados por Zod, os Kryptonianos decidiram invadir a terra. No final, Zod retorna para a Zona Fantasma e Kal decide retomar seu lado “Clark”.
A intenção original era de que esta fosse a última saga do personagem antes do reboot que aconteceria em “Crise Final”, saga criada por Grant Morrison. Mas como o então presidente da editora bateu o pé, o reboot ficou para o evento chamado “Flashpoint”, que aqui no Brasil ficou conhecido como “Ponto de Ignição“, no qualFlash tentava salvar sua mãe e zoneia com toda a cronologia da editora.
Na nova era, mais direcionada ao audiovisual, a empresa passa a se chamar DC Entertainment e cria conceitos que podem ser utilizados em outras mídias (ou se apropria de elementos delas). Consequentemente, todos os personagens são readaptados.
O Colecionador de Mundos
O novo Superman escrito por Grant Morrison é menos escoteiro e, no começo de sua carreira, remete à sua versão da Era de Ouro, usando roupas surradas para combater todos os tipos de pequenos crimes. No momento em que é obrigado a enfrentar o DC Entertainment, o personagem ganha uma armadura Kryptoniana. Seus pais estão mortos e ele mora numa pensão, lembrando muito a história de Peter Parker, o Homem-Aranha. Nos cinco anos entre seu surgimento e o reconhecimento como herói, ele enfrenta todos os tipos de desconfiança e medos até finalmente se consolidar como membro da Liga da Justiça e “maior herói do mundo”. Esse Clark já trabalhou no Planeta DiárioRede Galáxia de Telecomunicações e acabou se tornando blogueiro. Não ficou certo se ele foi Superboy ou não, mas ele teve participação na Legião dos Super-Heróis, que mais uma vez o treinaram para que se tornasse o herói que deveria ser.
Algumas histórias ainda contam na cronologia do personagem e outras foram delicadamente deletadas. E é a partir desta Tabula Rasa que se iniciam os próximos 75 anos de história do personagem.
O que eles nos reservam? Só com o tempo descobriremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...