domingo, 12 de janeiro de 2014

Mônica para todas as idades

Apesar da Turminha ser um dos maiores produtos de exportação brasileiros e praticamente os únicos quadrinhos a sustentar uma indústria que nem sempre anda com as próprias pernas, além de ter sido o primeiro emprego de muitos dos artistas que conhecemos hoje em dia, infelizmente depois de certa idade a gente fica com vergonha de ler; é de criancinha e tal…
Eu parei de ler aos 15 anos, quando me encantei pelos super-heróis. Histórias arrojadas, aventura incessante e o desenho… Ah, o desenho… Confesso que só peguei uma revista da Mônica depois de velho quando tentei ensinar português pra uma chinesa. E nem isso adiantou, pois ela arrastou meu Sin City. Ela gostava de temas mais adultos.
Cascão, Cebolinha, Mônica e Magali
Temas mais adultos‘ parece ser a motivação chave. Ler personagens que não evoluem enquanto envelhecemos e morremos é complicado. Turma da Mônica Jovem resolveu isso e ganhou os leitores que migram pro Mangá. Além disso, há indícios de uma versão adulta dos personagens vindo por aí.
Até lá, especiais da Série MSP 50Ouro da Casaou uma das Graphic Novels lançadas de 2012 pra cá mostraram que, sob outra ótica, os personagens deMaurício de Souza podem render histórias bem ousadas, emocionantes e experimentais.
Astronauta: Magnetar, de Danilo Beyruth, que descortinou uma viagem pela solidão do personagem; Turma da Mônica Laços, de Victor e Lu Caffagi, onde a turminha segue numa missão de resgate; e o recente Chico Bento: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte, que narra a visita de Aliens à Vila Abobrinha, são revistas que podem ser lidas por todas as idades, sem vergonha.
Vamos poder envelhecer e continuar lendo a turma da Mônica com a certeza de que não estaremos fazendo pela nostalgia, afinal, vamos ver sempre novidades da turminha para todas as idades.
Que tal aproveitar e abandonar o preconceito você também? Pode acabar se surpreendendo.
































Turma da Mônica Laços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...