domingo, 12 de janeiro de 2014

Críticas e cia Ltda

Eu não imaginei que voltaria ao assunto tão cedo, mas sempre me espanto com o quanto a cultura pop pode se tornar repetitiva.  E se é assim, quem sou eu pra reclamar?

Esta semana foram divulgadas três novidades “assassinas”: o novo Batman, o redesign do Lobo e o novo gibi do casal Supermaravilha. Resultado: ódio instantâneo. Goste você ou não, no mundo de Harry Potter e Crepúsculo os personagens precisam mudar (de novo) ou perdem a penetração.
É o caso do novo título Superman /Mulher-Maravilha, uma DR mensal de 22 páginas. Os dois estão namorando, e coisas assim são inevitáveis, certo? Quando o desenhista Tony Daniel comentou que a pegada do novo projeto segue a linha da cine série “Crepúsculo”, os fã começaram a temer não só pela sexualidade dos personagens como pela qualidade das histórias, que para acontecer passaria a depender de tons eróticos obscuros.
Verdade ou exagero, este é um caso em que você compra se quiser, afinal, os dois personagens estão em vários títulos, cada um com sua interpretação do que seriam suas aventuras. Escolha seu tom preferido e siga em frente.
Já o Lobo…  Ah, o Lobo…
As imagens da nova versão do personagem foram divulgadas num dia e, já no dia seguinte, a roteirista da edição que o reintroduz nos Novos 52 tuitou que aquela não era a versão que apareceria na revista, o que nos leva a duas possibilidades: a editora está cometendo erros tolos devido ao Alzheimer ou simplesmente mudaram tudo devido à repercussão negativa.  Mais uma das muitas nestes últimos dois anos.
O massudo Lobo original e o atual Lobo do "Crepúsculo"
E afinal, qual Robert será o novo Lobo? Rob Zombie ou Robert Pattinson? Em breve descobriremos, mas não dá pra saber se gostaremos da resposta.
Mas e o bamb…digo, o Batman? Vamos combinar que foi à toa?
Adan West como Batman
Batman 66 foi um grande sucesso editorial e seu maior triunfo foi exatamente trazer de volta a versão mais criticada do personagem, vivida por um ator barrigudo. Se Adam West é incensado, o que faz Ben Affleck ser execrado? Como o Batman interpretado pelo diretor de “Argo” pode ser pior do que aquele que todos tentaram apagar décadas atrás? O ex-ator preferido de Kevin Smith recebeu até ameaças de morte sem que sequer tenhamos visto sua versão do personagem. Gente, o “Demolidor – O Homem Sem Medo” tem mais de uma década, o cara já ganhou um Oscar e até interpretou um Superman nos cinemas. E lamento informar: “Hollywoodland – Bastidores da Fama” não só é um bom filme como a interpretação dele agrada. Ele é um bom ator (um dos meus preferidos).
O mundo mudou, os títulos acompanharam e as editoras e estúdios estão testando conceitos que podem agradar ou não. Vivemos numa era declaradamente transmídia, algo que pode ofender alguns e agradar outros, principalmente devido às reinterpretações de personagens e de situações que vivem nas nossas lembranças ou formaram nosso caráter. Não é uma novidade, afinal, se os quadrinhos permanecessem sempre os mesmos nunca teriam chamado nossa atenção. A grande verdade é que pela primeira vez em muito tempo temos opções e podemos consumir outras versões dos personagens que nos agradem mais. Mais importante ainda é não criticar o que ainda não saiu. Nunca tire conclusões precipitadas.
Agora, se nada te agrada…  Que tal aproveitar as facilidades da modernidade e criar suas próprias histórias? Experimente. Pode ser divertido.
Ben Affleck, O Homem Sem Medo, o único a interpretar um herói Mavel e 2 heróis da DC no cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...