segunda-feira, 25 de abril de 2016

Matéria no site das UPP sobre a oficina "Seja o seu próprio personagem"

Unidade de Pol
Personagens das próprias histórias
Casa do Trabalhador lança oficina inédita de criação de história em quadrinhos
  • Compartilhar
Imagens
Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de roteiro e desenho para criar as próprias histórias / Bruna Basilio
​Soraya Batista
Contar a própria história por meio de uma história em quadrinhos. Essa é a proposta da Oficina “Seja você o seu próprio personagem”, que está sendo oferecida pela Casa do Trabalhador, em Manguinhos. O objetivo do projeto é trabalhar a autoestima dos alunos, para que eles entendam que são importantes e que merecem registrar sua trajetória.
Quem conduz as aulas é o roteirista e tradutor Alexandre D'assumpção, membro dos coletivos NCT, Casa do Medo e criador da Iniciativa Gambate. Ele explica que durante as aulas vai dando incentivos e dicas para que os alunos contem suas histórias pessoais e faça disso algo que possa ser transformando numa história em quadrinhos. 



O roteirista e tradutor, Alexandre Assunção, orienta os alunos
O roteirista e tradutor, Alexandre D'assumpção, orienta os alunos
A oficina foi dividida em quatro aulas, realizadas às segundas-feiras. Na primeira, foi apresentada uma introdução e os alunos se apresentaram, quebrando a timidez. Na segunda aula, os alunos aprenderam técnicas e dicas rápidas de roteiro e na terceira aula foram ensinadas técnicas de desenhos. Na quarta e última aula, que será realizada na próxima semana (10/8) eles farão uma apresentação de suas próprias histórias.
“O grande truque é que o aluno vai aprendendo que a baixa autoestima que ele cria ao longo da vida, pode ser desfeita. Ele aprende que é uma pessoa importante para ele mesmo e para a comunidade. A oficina é pequena, é curta, mas planta uma semente para que tenhamos pessoas melhores no futuro. Quando você tem pessoas melhores, você tem um futuro melhor”, explica Alexandre.
José Armando da Silva, 59 anos, é um dos alunos mais velhos da turma. Ele já “fazia uns rabiscos” e caricaturas e sempre foi elogiado pelos amigos e familiares. Quando surgiu a oficina, quis participar para poder se aperfeiçoar. No entanto, quando assistiu à primeira aula, foi surpreendido com o que o professor ensinou.
“Quando eu cheguei aqui, me deparei com outro tipo de desenho, que eu estou achando muito interessante. Baseado na aula passada, eu fiz já uma pequena história em quadrinhos, com um boneco em palitinhos - que sou eu – levantando, fazendo uma oração, lendo o jornal e caminhando para o curso. Como ele mesmo falou, não é uma perfeição, é algo bem dinâmico.”



João Marcelo, 16 anos, achou interessante a proposta da oficina
João Marcelo, 16 anos, achou interessante a proposta da oficina
João Marcelo dos Santos Correia, 16 anos é um adolescente que adora descobrir coisas novas e já faz cursos de informática e fotografia. Ele achou muito interessante a proposta da oficina e quis aprender um pouco mais sobre o assunto,
“Já aprendi como montar, de forma geral, uma história em quadrinhos, como desenhar determinadas cenas, como mostrar que o personagem está triste, feliz ou assustado. Espero que esse curso me ajude a futuramente lançar minha própria história em quadrinhos, mesmo que a obra não seja vendida, eu quero que as pessoas conheçam o meu trabalho.
O estudante Gabriel de Brito, 16 anos, sempre gostou de desenhar e já participou de projetos de literatura, onde aprendeu a escrever contos e poesias. O adolescente decidiu participar da oficina para unir as duas paixões: a narrativa e o desenho
“Eu pretendo fazer uma história juntando um pouco da realidade com fantasia, que é o que eu gosto de fazer sempre. Quero unir a realidade geral da nossa população e misturar com alguma coisa meio fantástica, tipo extraterrestres, algo de terror ou um mundo fantástico como Alice no País das Maravilhas”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artes Inéditas de Histórias da Bíblia

Apesar de ter tido uma edição publicada, a proposta da série Histórias da Bíblia era narrar todas as histórias contidas neste que é um dos ...